Sistemas de Armazenamento de Energia
A divisão de Sistemas de Armazenamento de Energia desempenha um papel central no avanço das tecnologias de eletrificação e geração distribuída. Nossos pesquisadores se concentram no desenvolvimento de conversores eletrônicos de potência e estratégias avançadas de controle que facilitam a integração eficiente dos sistemas de armazenamento com redes elétricas e aplicações de eletrificação veicular.
O foco inclui estudos com baterias de diferentes químicas, supercapacitores, células de combustível e sistemas de armazenamento de hidrogênio, todas com o objetivo de otimizar o armazenamento de energia elétrica.
As pesquisas desenvolvidas no LEPO buscam complementar as fontes renováveis, como a solar e a eólica, e desenvolver soluções para aplicações em eletrificação veicular, sistemas híbridos e microrredes isoladas, áreas nas quais o armazenamento de energia desempenha um papel fundamental para garantir a autonomia, estabilidade e fornecimento ininterrupto de energia. Nosso trabalho também inclui investigações sobre dispositivos auxiliares, como sistemas de gerenciamento de energia ou balanceamento de células, estimativas do estado de carga (SOC), estado de saúde (SOH), estado de temperatura (SOT) e estado de potência (SOP), visando sempre maximizar a vida útil e a eficiência dos sistemas de armazenamento.
A divisão está alinhada com o crescente movimento global em direção à descarbonização e à transição energética, atuando como um elo fundamental para maior inserção e integração de fontes renováveis e eletrificação veicular.