Notícias
Aprovado o Centro de Mobilidade Elétrica (CEMOBE) da UNICAMP: Um Marco na Transição Energética da Mobilidade
É com imenso prazer que anunciamos a aprovação da criação do Centro de Mobilidade Elétrica (CEMOBE) da Universidade Estadual de Campinas pela FINEP. Este novo centro será um marco no desenvolvimento de tecnologias que impulsionarão a transição energética na mobilidade. A proposta foi aprovada em um edital nacional de ampla concorrência, com a segunda melhor nota e sendo a única proposta aprovada nesta temática. Serão 15 milhões de reais aportados para construção do prédio e equipamentos que serão referência para o desenvolvimento de tecnologias na cadeira de mobilidade da américa latina.
A ideia de criar um centro de mobilidade surgiu em 2020, quando o professor Dr. Tárcio Barros (coordenador do projeto do CEMOBE) visualizou a oportunidade de criar um centro inédito para américa latina que possa ser base para a realização de pesquisas na área de mobilidade entre a UNICAMP e empresas nacionais e internacionais.
Hoje, a aprovação recebida é acompanhada de um parecer extremamente positivo, confirmando que o CEMOBE será impactante para a cadeia automotiva nacional durante o MOVER, Programa do governo federal.
O Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (CEMOBE) será um espaço composto por laboratórios multiusuários com objetivo de desenvolver de tecnologias em eletrificação veicular, tração alternativa a combustão, eletro mobilidade, eletrificação de veículos agrícolas, armazenamento de energia, gerenciamento de energia e potência, infraestrutura para testes e certificações, e estudo de impactos da eletrificação veicular na mobilidade urbana. Com isso o CEMOBE irá contribuir com a transição para tecnologias com menor pegada de carbono, culminando em acúmulo de conhecimento no país que promova sustentabilidade.